Como Ganhar seguidores no Instagram

O Instagram já provou seu sucesso como rede social! Para os investidores nesta área (como o Facebook, por exemplo), para os usuários que estão se aglomerando ao milhões na rede social e, agora, para os empreendedores digitais.

Por isso, cada vez, as pessoas querem descobrir como ganhar seguidores no Instagram. Afinal de contas, a rede se mostrou favorável a campanhas de marketing e divulgação de produtos, tornando-se em pouco tempo uma das principais redes sociais para lojistas do setor vestuário.

Pensando nisso, eu resolvi criar este artigo com 05 dicas sobre como ganhar seguidores no Instagram, seja para vender mais, divulgar uma ideia, aumentar a credibilidade da sua marca ou – simplesmente – para obter o seu lugar ao sol dentro de uma das plataformas mais badaladas do momento.

Portanto, abra seu bloco de notas ou tecle CTRL+D para adicionar este artigo seus favoritos e voltar aqui sempre que surgir alguma dúvida!

Ganhar seguidores no Instagram – Dica 01 – Engajamento

Engajamento

O engajamento é fundamental em várias redes sociais e, até mesmo, em blogs. Afinal de contas, quantos mais usuários estão engajados com o seu conteúdo, mais destaque você recebe.

No Instagram isso também funciona e de duas maneiras diferentes. A primeira, é a tradicional, ou seja: Faça com que os usuários estejam engajados com o seu conteúdo. Para isso, crie conteúdo que estimule os usuários a tomarem uma atitude.

Ou seja, poste imagens que estão fazendo perguntas ou que instigam os seus seguidores a debater qualquer assunto que seja. Quando eles comentam, automaticamente estão se engajando com o seu perfil.

Indo além no Engajamento

Este método, provavelmente, você já deve conhecer uma vez que ele é largamente utilizado em outras redes sociais. Entretanto, existe uma segunda forma de engajamento, que somente no Instagram funciona.

Enquanto nas demais redes sociais é praticamente proibido interagir enquanto página em outras páginas da concorrência, a fim de não dar credibilidade aquela determinada marca ou pessoa, no Instagram o processo é diferente.

Quanto mais você se engajar na rede social, ou seja, quanto mais curtir e comentar as fotos de outros usuários, mais seguidores você irá conseguir.

Na realidade, um dos maiores marqueteiros digitais do mundo, o Neil Patel, acabou testando esta estratégia e descobriu que para cada 100 fotos de perfis aleatórios que ele curtia, ganhava pouco mais de 06 novos seguidores.

Ou seja, engaje-se e conquiste engajamento. Este é o primeiro segredo para se ganhar mais seguidores no Instagram.

Ganhar seguidores no Instagram – Dica 02 – Faça Amigos

Faça Amigos !

A segunda dica desta lista deveria ser muito óbvia, porém muita gente deixa oportunidade escapar por entre os dedos: Você está em uma rede social. Rede sociais servem para fazermos amigos. Faça amigos.

Para tanto, tudo que você precisa fazer é começar a seguir outros usuários. Porém, é preciso que sejam usuários reais, pessoas de verdade (e não empresas). Essas pessoas, quase sempre, irão lhe seguir novamente.

Além disso, conforme seu perfil for crescendo e sua marca for ficando famosa no Instagram, aqueles que você se seguiu irão sentir-se importantes e, principalmente, passarão a se considerar parte da sua história.

Fãs fazem a diferença

E quando uma pessoa passa a sentir-se parte da história de uma marca, ela não é mais um cliente ou um prospecto, ela é um fã, um colaborador e ela jamais irá esquecer isso.

Pelo contrário, sua marca é a primeira que virá a sua mente quando for realizar uma compra, indicar um produto ou defender alguma criação sua.

Outra maneira muito interessante de se ganhar seguidores no Instagram, fazendo amizades, é realizando o repost da foto de alguns usuários, sempre dando os créditos pela imagem (claro).

Isso irá incentivar aquele usuário a fazer o mesmo as suas postagens. Ou seja, estará divulgando seu trabalho, gratuitamente.

Também é muito funcional mencionar outros usuários nas legendas de suas imagens. Segundo o próprio Neil Patel (novamente), isso gera cerca de 56% mais engajamento com o seu perfil.

É claro que você não deve sair por aí marcando todo mundo. Porque isso é muito chato, além de ser considerado Spam pelos usuários. O que você pode (e deve) fazer é amizades. Ou seja, siga as pessoas e conheça o interesse delas.

Por exemplo, se você segue o perfil de um jovem que adora Rock, quando postar uma frase interessante (veremos como elas são úteis, um pouco mais abaixo) que seja de uma letra ou de uma banda de rock, marque aquele usuário e diga “Lembrei de você @fulanodetal”.

Como o seu perfil é uma marca, ele irá sentir-se importante e as pessoas que seguem ele, irão achar você importante. E é disso que precisamos para ganhar seguidores no Instagram.

Ganhar seguidores no Instagram – Dica 03 – Faça parcerias

A terceira dica para ganhar seguidores no Instagram da nossa lista é algo que os blogueiros já aprenderam há muito tempo: Fazer parcerias, onde ambos conseguem sair ganhando. Essas parcerias fazem com que você consiga crescer mais rápido, afinal de contas, a união faz a força!

Para tanto, a primeira coisa que você deve fazer é procurar por perfis que poste o mesmo conteúdo que você. Então, é hora de curtir as fotos (não todas de uma vez, não pareça desesperado).

Curta duas ou três fotos e aguarde as próximas postagens, aí sim, curta todo novo post que ele fizer. Nestes posts, faça alguns comentários sinceros, relevantes e que tenham a ver com o conteúdo publicado (é claro).

Em pouco tempo, é possível que estes perfis passem a lhe seguir e interagir com o seu conteúdo. Caso isso não aconteça, os seguidores deles já estarão familiarizados com você. Ou seja, irão lhe seguir por que você é um “conhecido lá do Instagram”.

Uma outra tática interessante é não se fazer de rogado e partir logo sugerindo uma parceria aberta mesma, ou seja, faça contato com perfis que possuem objetivos parecidos do seu e proponha uma troca de indicações ou de guests posts.

É claro que você, com seus míseros mil seguidores, não vai poder chegar em uma Coca-Cola da vida e pedir para trocar divulgação. É preciso bom senso.

Então, busque fazer parcerias com usuários que tenham a mesma quantidade de usuários que você, ou apenas 20% a mais. Pois, um perfil com 1200 seguidores não pode dispensar uma divulgação de alguém com mil.

Os dois sairão ganhando (você, um pouco mais que ele, é verdade)!

Ganhar seguidores no Instagram – Dica 04 – Técnicas de imagens

Técnicas De Imagens

Agora, partindo um pouco mais para o lado técnico da coisa, é hora utilizar algumas estratégias que, devido aos instintos humanos, funcionam muito bem no marketing de Instagram.

A primeira delas é utilizar sempre o mesmo padrão de postagem para suas fotos, ou seja, defina um tema, com a mesma resolução e efeito, para utilizar em todas as suas postagens.

Fazendo isso, a mente dos seus seguidores irá gravar o padrão (nosso cérebro é mestre nisso), e se ele algum dia já gostou ou se engajou em algum post seu, é bem possível que ele acabe fazendo isso várias e várias vezes novamente, muitas delas automaticamente.

Isso porque o cérebro gravou o padrão da postagem pela qual o usuário se interessou e, se ele ver uma nova postagem assim, é bem provável que ele goste novamente, pois o cérebro adora padrões, e o padrão estipulado inconscientemente é que aquele tipo de postagem é muito boa!

Estude as técnicas

Ainda na parte técnica, uma empresa chamada Curalate realizou uma pesquisa com testes de campo, chegando à conclusão de que imagens com tons azulados são capazes de gerar 24% mais engajamento do que imagens com outros tons mais fortes, como o vermelho e o laranja.

Isso acontece porque, instintivamente, buscamos higiene, que é sinônimo de saúde, que é sinônimo de viver o suficiente para passar nossos genes para frente (é o objetivo da evolução natural) e o azul dá uma sensação de higiene, de ser algo clean, leve e assim por diante.

E falando em 24% a mais de engajamento, podemos citar também outra pesquisa muito interessante feita pela mesma empresa, onde as fotos postadas com 65 a 85% de iluminação, também geram esse percentual a mais de engajamento.

Mais uma vez, o culpado disso são os nossos instintos: Preferimos o claro ao escuro. O escuro lembra o desconhecido, onde residem as criaturas que podem nos fazer mal, logo, por instinto, as pessoas gostam das imagens mais iluminadas.

Ganhar seguidores no Instagram – Dica 05 – Conteúdo exclusivo

Conteúdo Exclusivo

E por último, mas não menos importante, é hora de lembrar que o Instagram é outra rede social. Logo, ela precisa ter seu próprio conteúdo. Pense assim:

Quem te segue no Instagram, te segue no Facebook. Mas quem te segue no Facebook, nem sempre te segue no Instagram.

Parece aquelas perguntas de raciocínio lógico, mas é a pura verdade. Portanto, nada de ficar apenas repostando tudo que for postado no Facebook. Afinal de contas, os seus seguidores no Instagram também estão no Facebook.

E, se for para ver o mesmo conteúdo do Facebook, porque é que iriam te seguir no Instagram? Por isso, conteúdo exclusivo para o Instagram (e para qualquer rede social) é fundamental, caso você queira ganhar seguidores!

Gostou das dicas?

Então compartilhe este superartigo com seus amigos nos grupos de empreendedorismo digital no Facebook, para que eles saibam como ganhar seguidores no Instagram!

fevereiro 6, 2019